9.12.2012

Três pequenos hábitos alimentares que garantem melhor qualidade de vida!


Vocês que me acompanham há mais tempo, já devem ter percebido que todo o conteúdo do blog é produzido sobre o pilar dos princípios e hábitos, em detrimento das regrinhas e modismos.
Regrinhas e modismos se seguem por imediatismo, são voláteis e superficiais. Princípios e hábitos se desenvolvem com o tempo, duram uma vida inteira e, principalmente, nos levam a pensar e compreender o impacto maior que pequenas escolhas corriqueiras exercem sobre nossa existência como um todo.
A natureza nos oferece gratuita e abundantemente tudo o que precisamos, cabendo a nós o mínimo de interesse e instrução a respeito de seus mecanismos e propriedades. Se não compreendemos as funções vitais do nosso corpo e o seu processo de transformação e aproveitamento de tudo o que entra em contato com ele, como poderemos fundamentar bem nossas decisões de dieta e estilo de vida?
Viver bem não é difícil, gente. Basta apenas um amplo e suficiente fundamento – Muito antes de sermos “seres” sociais que buscam o sucesso e precisam trocar de carro todo ano, somos em primeiro lugar seres naturais que tem um corpo em constante necessidade de nutrição e cuidado.
Sendo assim, qualidade de vida começa sempre com uma reordenação de prioridades. Qualidade de vida começa com o aspecto natural da nossa existência, com o nosso corpo, que quando devidamente nutrido e cuidado, se mostrará apto para desempenhar as demais funções sociais. E não o contrário.
Por isso hoje, quero dividir com vocês alguns princípios e hábitos que venho desenvolvendo nos últimos anos, e que mudaram o meu estilo de vida e modo de pensar o meu corpo!
CAFÉ DA MANHÃ CAPRICHADO – COMECE O DIA BEM
Já na adolescência, quando comecei a trabalhar fora, sair de casa às 7h00 em completo jejum, nem era mais novidade. Chegava no trabalho, tomava o famoso cafezinho puro, e só fazia a primeira refeição completa do dia na hora do almoço, por volta das 12h00.
E assim como eu naquela época, vejo que muitas pessoas acordam sem muito apetite, e acabam pulando a principal e mais importante refeição do dia.
Neste momento, devemos confiar no que sabemos e não no que estamos sentindo. É como eu disse nos parágrafos acima: precisamos entender o funcionamento do nosso corpo para tomarmos as decisões certas!
Mesmo sem fome, lembre-se que seu corpo está há pelo menos oito horas sem receber qualquer nutriente, e que para começar a desempenhar suas funções básicas, ele precisarátirar energia de algum lugar!
Por isso, atualmente, tenho me vigiado para tomar um café da manhã rico e completo(carboidratos, proteínas, vitaminas, etc) mesmo estando sem muito apetite.
Geralmente, eu começo o dia com uma garrafinha de água e uma fruta fresca. Na maioria das vezes, escolho a banana para garantir o bom humor#serotonina. Daí como duas torradas de pão integral com duas fatias de queijo branco, um ovo mexido e uma xícara de chá ou café. No meio da manhã, eu costumo tomar um iogurte.
Já foi inclusive comprovado por meio de estudos, que os indivíduos que não pulam a primeira refeição do dia, apresentam muito mais facilidade para controlar o peso e permanecer em forma. Ademais, ao não se alimentar pela manhã, muito provavelmente você comerá mais e de maneira errada na hora do almoço.
PREFIRA ALIMENTOS CRUS E COM CASCA – MAIOR E MELHOR APROVEITAMENTO
Como eu disse no início do post, a natureza nos oferece tudo o que precisamos em quantidades, formas, texturas e cores abundantes! Por isso, não devemos desprezar a importância de consumirmos determinados alimentos em sua forma bruta e original: crus e com casca. (Como disse uma médica cujo nome me fugiu agora: “na natureza não tem nem fogão nem faca!!”)
Os processos de cozimento podem alterar as propriedades naturais dos alimentos, fazendo-os perder nutrientes importantes para o nosso organismo, em até 80% (afirmam alguns cientistas). Já a casca dos alimentos pode concentrar grande quantidade de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam inclusive no combate de doenças e do envelhecimento precoce!
Este hábito é uma  ”bobagem de grande impacto”, mas que cai no esquecimento da maioria das pessoas. Às vezes, quando vejo alguém descascando uma maçã perto de mim, minha língua coça na hora pra perguntar se ela vai ou não comer a casca!
E se o motivo da remoção da casca é a realização de uma receita específica, eu pego a casca na cara de pau, lavo e como separadamente!! Gente, está ali! Uma fonte rica e completa de nutrientes, DE GRAÇA! Isto não pode ir para o lixo! Eu sou o próprio pac-man, saio devorando estas coisinhas! rsss
PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS SEMPRE COM MODERAÇÃO
Viver bem pode até não custar muito dinheiro, mas com certeza custa muito tempo e energia. Lavar, descascar, picar e preparar os alimentos toma muito mais tempo do que a maioria das pessoas tem disponível.
Para grande parte dos casos, a resposta mais fácil e acessível a todos é o consumo de alimentos prontos ou semi-prontos, que basta a gente jogar dentro do microondas de olhos fechados, sentar e comer em menos de 10 minutos.
E  para mudar este hábito, a gente precisa tirar as crianças da sala e desligar a TV. Porque no horário matinal de desenhos animados e programas infantis, não tem UMA inserção queincentive a criança a comer uma fruta, um legume ou uma verdura.
Mas propaganda pra dizer que TANG faz bem pra saúde, que biscoito recheado tem cálcio e que chips é a melhor opção de lanche para a escola… isto tem aos montes!!
E o que mais me dá nos nervos é o famoso slogan “o melhor da fruta você encontra no suco da marca tal”!
Minha gente!! Isto é usurpação!! O melhor da fruta a gente encontra na própria fruta!!! O melhor da laranja está na laranja e não numa caixa na gôndola do supermercado!!
Eu sei, é lógico que a gente precisa fazer concessões, porque a vida está corrida pra todo lado e pra todo mundo… Mas, como diria Paulo, “no que depender de vós”, tentem restringir ao máximo a entrada destes produtos no seu lar!
Atenção redobrada aos produtos diet e light! As versões diet, por exemplo, excluem o açúcar da composição daquele determinado alimento, mas, em contrapartida, fazem substituições com adoçantes químicos, entre outros agentes artificias (nocivos à saúde a longo prazo) que tentam compensar seu sabor e textura original.
Por isso, não permita que os rótulos ou propagandas pensem por você! Leia as informações nutricionais, seja crítico e, se o que você leu não te agradou, não leve! Ninguém morre por falta de alimento industrializado! rsss
Mudando um hábito aqui e outro ali, você adiciona mais dias de qualidade não só à sua vida, mas à vida de toda a sua família =)
Comece aos poucos, mas comece…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie linda(o) que esta lendo isto ! Obrigada por comentar !

Algumas regrinhas:
- Não xingue ninguém
- Não fale palavrão
- Não brigue

Deixe o link do seu blog para que eu o possa visitar.
Esta seguindo o blog ? Me passa o link do blog que seguirei também.

Espero que tenham gostado daqui e voltem sempre !